-
Arquitetos: Marini Arquitetura
- Área: 211 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Renata Freitas
-
Fabricantes: Biancogres, Blindasom, Casa Almeida, Casa Ocre, Dimlux, Hellan Cortinas , Mazza Cerâmicas, Mãos do Oriente, Novitá Design , Portobello, Portobello Shop, Zm Pedras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensado para uma família de um casal jovem e dois filhos pequenos, o Apartamento LO, localizado na Gávea, Rio de Janeiro, foi completamente transformado. De início o que chamou mais a atenção foi a vista emoldurada do Jockey Club e das montanhas da cidade maravilhosa. Bastante antigo, com paredes em ângulos incomuns e muitas divisórias e estruturas ocultas, foi preciso uma prospecção cuidadosa para determinar o que poderia ser modificado. A planta foi resolvida com demolições pontuais e um layout bem distribuído.
Optou-se por expandir a sala, eliminando os volumes centrais para criar um living amplo e diversificado, favorecendo os diferentes momentos de estar da família. Na área social criamos diversos espaços de estar: desde uma poltrona para leitura, que acaba se tornando um recanto tranquilo para admirar a vista, até a área de jantar com uma grande mesa e um buffet de apoio com 4,80m. Para a sala de TV especificamos um sofá-ilha que define duas áreas de estar, uma para a tv e outra mais informal voltada para a sala de jantar. O lavabo, totalmente restaurado, reflete a preferência dos clientes por uma estética mais natural e acolhedora. Este projeto não só atende às necessidades funcionais da família, mas também mostra e enaltece o convívio e a personalidade única do lar.
A restauração do piso de taco original de peroba rosa, manteve a área íntima aconchegante, enquanto o desenho das novas esquadrias respeitou o estilo original do prédio. A instalação de uma porta para o longo corredor dos quartos criou privacidade para a área íntima, onde as portas, agora mais altas e sem bandeira, trazem um ritmo mais desacelerado ao passo através das linhas verticais. A cozinha, antes limitada por diversas obstruções, agora está aberta para criar uma conexão com o corredor, complementada por uma porta de serralheria, em que oferece uma flexibilidade para o seu uso diário e também para ocasiões especiais. Uma ilha central promove momentos de convivência, e a iluminação escolhida adiciona um toque de conforto para o espaço.
A integração de um dos quartos com a suíte principal permitiu a expansão da suíte, inserindo uma estante vazada que separa de forma sutil o escritório do quarto do casal, mantendo a funcionalidade da porta oculta original, agora atualizada com nova marcenaria. O banheiro da suíte também teve a sua ampliação, junto com a alteração das esquadrias por opções acústicas, atendendo assim às necessidades de privacidade e conforto acústico.
A decoração tem um caráter contemporâneo, com linhas retas, poucas cores, e uma paleta que remete aos tons da natureza.